Palmeira Fênix do Transporte ao Plantio

Revitalização do jardim realça a entrada da Sicred em Mairiporã
15 de fevereiro de 2021

A Palmeira Fênix por sua beleza é uma das espécies de palmeiras mais procuradas na composição de paisagismo em jardim

Palmeira Fênix do transporte ao plantio. Realizado pela empresa R. Jardinagem e Paisagismo (Flora Mantiqueira)

Como qualquer outra planta, a palmeira fênix exige cuidados. No entanto, para alegria daqueles que não gostam de se comprometer com uma rotina puxada de cultivo, os cuidados com a palmeira fênix a serem seguidos são muito simples. Um exemplo disso é o fato de que a poda frequente já o bastante para um crescimento saudável, já que a palmeira fênix é uma planta de crescimento perene, ou seja, que demora para completar a floração.

Além disso, no que diz respeito aos cuidados com palmeira fênix em relação à exposição ao sol, as vantagens só crescem. Por ser uma palmeira anã, a palmeira fênix pode ser cultivada tanto em sol pleno, quanto à meia sombra. A rega, no entanto, deve ser feita todos os dias no começo do cultivo – até ela se afixar ao solo – e depois duas vezes por semana, quando ela já estiver bem afixada.

O crescimento total da planta pode deixá-la com até 4 metros. A altura da palmeira fênix faz dela uma planta das boas e que chama a atenção pelo tamanho. Ainda assim, com uma boa poda você pode fazer de sua palmeira fênix uma espécie de tamanho bom para, por exemplo, decorar ambientes variados

A Fênix é muito útil para jardins, pode ser cultivada tanto em áreas externas quanto internas com pouca luz, como escritórios ou terraços, pode ser plantada em qualquer região do Brasil. Os frutos nascem no verão e inicio do outono, chama os pássaros. Uma planta também resistente ao frio.

Características da Palmeira Fênix – Phoenix

Phoenix é um género que inclui cerca de 15-20 espécies de palmeiras (Arecaceae), nativas do norte de África (desde as Canárias ao Senegal e através daquele continente até ao Sudão) e de Creta e Turquia, no sudeste da Europa e Médio Oriente, à China e Malásia(na Ásia do sul).

Nome popular: Palmeira Fênix

Nome científico: Phoenix Roebelenii

Família: Arecaceae

Origem: Tailândia e no Vietnã

Ciclo de vida: Perene

Folha: As folhas são todas compostas, pinadas e sempre em um verde bem escuro e brilhante, típico de palmeiras que costumamos encontrar. O tamanho dessas folhas é grande, também detalhe muito comum nas palmeiras e no caso da fênix, chegam até 1 metro e meio de comprimento e os segmentos chegam a 20 centímetros.

Crescimento da planta: O crescimento é lento, atingindo de 2 a 4 metros de altura e diâmetro do tronco em torno de 15 a 20cm, razão pela qual muitos a chamam de mini-palmeira.

Quando da frutos: Surgem no verão ou início do outono

Frutos: Frutos na planta feminina, pequenos, globosos e de coloração vinho-escuro.

Quando da flores: Primavera e Verão

Flores: Suas flores são amarelas.

Como adubar essa planta

No plantio misturar areia grossa e fertilizantes orgânicos com a terra retirada da cova. Caso não tenha adubo orgânico pode-se utilizar adubo NPK fórmula 10-10-10.  Para manutenção aplicar anualmente NPK 10-10-10.

Como regar essa planta: irrigue periodicamente, principalmente em tempos mais quentes ou secos

Vai em qual clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical

Nativa de qual clima: nativa da Ásia

Aceita poda? – Necessita de limpeza no tronco para retirada dos restos de folhas, assim como das folhas mais baixas que vão ficando amareladas

Vai na sombra? – Prefere sol pleno, mas pode ser cultivada à meia-sombra e até em interiores bem iluminados, inclusive em vasos

Altura das mudas: mudas de 30 a 40 cm

Atrai pássaros? – frutos vinho-escuros que são apreciados pelos pássaros

Pragas: A Fênix pode se cultivada em diversos tipos de solo, o único fator indispensável para o solo onde será plantada, é que ele tenha uma boa capacidade de drenagem. Esse fator se dá devido à planta não reagir muito bem a ambientes encharcados, podendo acontecer o apodrecimento das raízes, assim como a proliferação de fungos e outras doenças. Consequentemente, a planta pode morrer.

A R Jardinagem e Paisagismo é uma empresa especializada em plantio e poda de árvores e conta com um equipe altamente qualificada para atender o seu projeto.

Fale conosco: (11) 9 9714-5533 (WhatsApp)